Páginas

quarta-feira, 21 de abril de 2010

O que é Dubstep?

O Dubstep surgiu em Londres, Inglaterra, por volta de 2000. É influenciado principalmente pelo UK Garage (2-step), Dub, Drum and Bass e Grime. O Dubstep se diferencia pelo seu ritmo 2-step, uso de snare geralmente bem forte e bastante uso de grave, tendo o ritmo geralmente definido por basslines. Outra característica muito comum no Dubstep é o uso de wobble sounds, sons sintetizados (geralmente graves) com LFO (Low Frequency Oscillator), fazendo rápidas variações no volume e/ou frequência do som.
O tempo do estilo é de 140bpm, mas por ser um estilo com ritmo 2-step, muitos artistas produzem músicas com tempo de 70bpm (half timed rhythms).

Inicialmente, praticamente não haviam vocais nas músicas, mas, com o tempo vários produtores foram aos poucos adicionando vocais à suas produções para dar mais dinâmica às músicas. Apesar disso, na maioria das festas de Dubstep há a presença de um MC junto ao DJ, com a função de se comunicar e animar o público e em alguns casos inclusive fazer rimas em cima das músicas.

Alguns artistas de grande importância no Dubstep incluem Kode9, MRK1, Skream, Benga, Burial, Digital Mystikz, Mala, Loefah e Toasty.

Antes o estilo era algo mais dark e tranquilo, mas hoje o Dubstep está ficando com uma cara um pouco diferente, mais animado, estão surgindo alguns sub-gêneros do estilo (estilos com inflência do trance, electro house, break...) e já conta com vários artistas, pois o gênero está saindo do mundo underground de onde nasceu e está cada vez mais ganhando seu espaço nas festas e rádios pelo planeta.

Essa foi uma rápida explicação sobre o que é o Dubstep, pro pessoal entender um pouco mais. Minha idéia era apenas mostrar os principais elementos que diferenciam o Dubstep de outros estilos, não queria ficar falando da história do estilo, se não seria um post enorme e ia acabar sendo chato.

Vou postar agora alguns sons que representam mais como o Dubstep era. Vocês vão notar uma enorme diferença entre as músicas que vou colocar nesse post e as que vou colocar nos futuros posts, ou ainda com a música que coloquei no primeiro post (Kick Snare feat. Youngman - Crissy Criss), pois como já disse anteriormente, hoje o estilo está muito mais agitado, é feito mais para ser tocado em festas pra galera dançar e pular.
Skream - Rutten


Toasty - The Knowledge



















Loefah - Root


Burial - Archangel
 

3 comentários:

  1. Fala mano, show sua iniciativa, espero poder contribuir ai, mas kd o DMZ? ta faltando tbm fora uma porradinha de caras que fundaram a cena.

    Parabens

    ResponderExcluir
  2. Eu citei o DMZ no texto como um artista de importância no Dubstep! Não coloquei música dele, pois se fosse colocar uma de cada artista o post ia ficar longo demais...

    ResponderExcluir